terça-feira, 17 de maio de 2011

Medicina no Passado – Dor de Cabeça

As pessoas andam sempre com dores de cabeça. É um problema de saúde comum que acontece em todo o mundo. Em algumas culturas as pessoas usam ervas. Por exemplo, os nativos americanos usam plantas que contêm um químico encontrado na aspirina. Mas hoje em dia a maioria das pessoas nos países desenvolvidos tomam comprimidos para tratar as dores de cabeça, aspirina por exemplo. No passado no entanto, as pessoas não usavam comprimidos, então o que usavam?
Há muitos anos atrás, as dores de cabeça eram tratadas de muitas maneiras e alguns tratamentos, que hoje em dia, são difíceis de acreditar.
Há milhares de anos, um feiticeiro, fazia buracos na cabeça das pessoas com dores porque acreditavam que o buraco deixava a dor sair. Parece muito cruel nos dias de hoje, mas naqueles tempos acreditavam que este tratamento funcionava. No Egipto, os feiticeiros tinham outra forma de tratar as dores. Eles punham uma tira, com um crocodilo de cerâmica, que por sua vez estava cheio de ervas. As razões são desconhecidas nos dias de hoje.
Na idade média, não havia hospitais e só as pessoas ricas podia consultar os médicos. Mas os pacientes eram normalmente tratados com sanguessugas, pequenas criaturas pretas que sugam o sangue dos pacientes. Eram colocadas perto do sítio onde estavam as dores, normalmente no pescoço.
Alguns destes tratamentos eram provavelmente dolorosos e parecem muito estranhos hoje em dia.

Trabalho realizado por: Afonso Mendonça nº1 e Paulo Marquesnº24

POESIA: O menino Azul

POESIA: Leilão de Jardim, Cecília Meireles

Contador de visitas

Seguidores