quarta-feira, 17 de março de 2010

Coruja - das – neves (Nyctea scandiaca)


A coruja – das – neves mede entre 51 e 68 cm de comprimento, com uma envergadura entre 1,37 e 1,64 m. Podem pesar de 1,8 até 3 kg.
A coruja – das – neves tem dimorfismo sexual acentuado. O macho adulto é branco puro, enquanto a plumagem das fêmeas é ligeiramente mais escura, o que as camufla quando constroem o seu ninho.
A coruja – das – neves habita em regiões geladas como a parte norte dos Estados Unidos, Canadá, Alasca, norte da Eurásia, além de regiões do Árctico. No Inverno, migram longas distâncias para sul.
A coruja – das – neves alimenta-se principalmente de lémingues, mas também lebres do Árctico, ratos, marmotas, esquilos, cães da pradaria, patos, gansos de tamanho médio e ocasionalmente peixe e cadáveres.
Ao contrário das outras corujas, a coruja – das - neves caça quer de dia, quer de noite, uma vez que no Verão árctico, é quase sempre de dia.
Depois de ouvir pequenos mamíferos debaixo da neve a coruja - das - neves faz então um voo rasante e captura a presa com as garras afiadas.
A parada nupcial pode iniciar-se entre Março e Abril. O macho executa voos ondulantes quando a fêmea está visível. No solo, o macho eriça as penas, rodopiando de asas levantadas como forma de impressionar a fêmea. Outra forma é quando o macho mata presas e oferece à fêmea.

Trabalho realizado por:
Joana Ferreira

Fontes de pesquisa:
Quinta de S. Inácio
Wikipedia
www.zoolagos.com
Google imagens

Sem comentários:

Enviar um comentário

POESIA: O menino Azul

POESIA: Leilão de Jardim, Cecília Meireles

Contador de visitas

Seguidores