No dia 22 de Novembro de 2010 a nossa turma visitou a exposição do “Corpo Humano”, que ocorreu no edifício da Alfândega no Porto.
A exposição “O Corpo Humano” é uma das únicas exposições que corre pelo mundo inteiro e contém corpos verdadeiros de pessoas que os doaram à ciência.
A mesma permite-nos conhecer a maravilhosa máquina humana, como funciona e as doenças que a afectam e reflectir sobre a nossa existência
Como é que os corpos mostrados na exposição são conservados?
Todos os corpos e órgãos vêm de pessoas que optaram por doarem os seus corpos para a ciência médica para fins de estudo e educação. Eles são conservados por um processo chamado polimerização.
Neste procedimento, primeiramente, remove-se a água dos tecidos por submersão em acetona. Depois, a acetona é também removida numa câmara vazia. Durante este passo no processo, conhecido como impregnação, os espaços do tecido dentro do espécime, anteriormente enchidos com acetona, são então enchidos com borracha líquida de silicone. Por último, durante o período chamada secagem, a borracha de silicone é tratada e endurecida.
O produto final é um exemplo revestido que pode ser facilmente examinado sem qualquer possibilidade de se estragar devido à decomposição natural, que de outra forma seria impróprio para estudo ou opinião pública.
A turma considerou que a exposição foi muito interessante e enriquecedora do ponto de vista didáctico e pedagógico e constituiu um alerta para certos hábitos que prejudicam o nosso corpo, como o consumo do tabaco, e o efeito de determinadas doenças no corpo humano.
Por isso mesmo recomendamos: para preservar a nossa máquina humana, é necessário praticar hábitos de vida saudável.
Trabalho realizado por:
-Paulo Barbosa nº25
- Ricardo Cardoso nº26
Sem comentários:
Enviar um comentário