segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Snowboard


O snowboard é um desporto radical que apenas se pode praticar na neve. Para praticarmos este desporto precisamos de vestuário:
Umas calças quentes;
Um casaco quente também;
Luvas porque precisamos muitas vezes de por as mãos no chão;
E umas meias bem grossas;
Convém também usar umas joelheiras e umas cotoveleiras para se cairmos não nos magoarmos.
Claro que não é só de vestuário que precisamos também precisa de material como uma prancha, botas, óculos próprios e um fato por cima da roupa.

Trabalho realizado por:
Artur nº2
Rui nº28

À Mesa..... Cabrito Assado


Ingredientes:
• 3 dl. de vinho branco
• 1 cabrito tenrinho
• Gindungo q.b.
• 10 dentes de alho
• Sumo de 2 limões
• 2 paus médios de loureiro
• 2 dl. de azeite
• Sal q.b.
• 1 colher de chá de pimenta branca (facultativo)
Preparação:

Depois do cabrito arranjado e lavado, abre-se ao meio e espalma-se, enfiando um pau da cabeça ao rabo e o outro na barriga, formando uma cruz.
Pisa-se os dentes de alho em um almofariz com sal e gindungo até formar uma papa.
Misture bem o azeite à papa e barra-se todo o cabrito. Regue com o sumo de limão e fica neste tempero de um dia para o outro.
No dia seguinte leve ao forno num tabuleiro para assar e vá refrescando de vez em quando com o vinho branco. Depois de corado, retire o tabuleiro do forno e sirva acompanhado de batatas fritas (às rodelas) e/ou arroz.

Trabalho realizado por: Luís Ferreira Nº16

À Mesa...... Sopa seca


As tradicionais festas da Nossa Senhora do Rosário ou da "Sopa Seca", como habitualmente são conhecidas, são comemoradas sempre no primeiro fim-de-semana de Outubro, na freguesia de Duas Igrejas, no concelho de Penafiel.
Presença constante na mesa dos habitantes de Duas Igrejas desde tempos antepassados, e inicialmente confeccionada pelos mais pobres pelos poucos ingredientes que requeria, a Sopa Seca converteu-se numa deliciosa iguaria apreciada em toda a região.
É também sobremesa tradicional nas vindimas do concelho de Penafiel, é executada na maioria das casas da freguesia.

Receita:
O doce é confeccionado com fatias de pão velho embebidas em calda fervida de água com açúcar, canela e vinho do Porto. O pão é disposto num alguidar, com folhas de hortelã e salpicado com açúcar e canela. Finalmente, vai ao forno a gratinar.

Trabalho realizado por:
- Paulo Barbosa nº25

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ilha de Lixo


Não se conhece a dimensão exacta, o impacto ambiental nem os efeitos na cadeia alimentar, mas a confirmação aí está: à semelhança do que acontece no Pacífico Norte, também no Atlântico Norte há uma extensa zona localizada entre a costa leste da Florida e as Bermudas, onde existe uma enorme lixeira flutuante, para onde vão plásticos de todos os tamanhos e feitios.
A descoberta daquela "ilha" feita de lixo de plástico foi anunciada em Portland, nos Estados Unidos da América, na conferência Ocean Sciences Meeting.
Em mais de metade dos percursos, os investigadores recolheram plásticos que flutuavam à superfície do mar, juntamente com organismos marinhos.
O problema dos resíduos de plástico no Atlântico tem sido "muito ignorado", afirmou à BBC News a coordenadora da investigação, Kara Lavender Law, da Sea Education Association, sublinhando que a sua equipa identificou uma região "a norte, no oceano Atlântico, onde os lixos de plástico parecem estar concentrados", permanecendo ali durante longos períodos de tempo.
De acordo com os dados recolhidos pelos investigadores, a larga maioria dos restos de plástico tem origem em produtos de embalagens destinadas aos consumidores ou em sacos de plástico, e não têm mais de um centímetro de dimensão.
A densidade máxima destas manchas de lixo flutuante encontradas pela equipa foi de 200 mil pedaços de plástico por quilómetro quadrado. Isto é comparável à ilha de plástico flutuante que existe no Pacífico. Resta saber qual é o impacto deste lixo na vida marinha, na região.




Trabalho realizado por:
Francisco Silva nº13
Mário Gil nº19

Dia Mundial da Tolerância


No dia 16 de Novembro comemora-se o Dia Mundial da Tolerância.
Este dia foi instituído pela ONU em reconhecimento da declaração de Paris, assinada no dia 12 de Novembro, em 1995. Mais de 150 estados apoiaram esta iniciativa, que visa promover o respeito pela diferença.
Tolerância é o respeito e consideração face às atitudes dos outros, ainda que sejam diferentes das nossas.
Apelamos para que toda a gente reflicta sobre a tolerância e que a pratique no seu dia – a – dia.

Trabalho realizado por:
Mafalda Lamas
Joana Ferreira

Saúde e Desporto


O desporto é essencial para a saúde e bem-estar do Homem. A prática desportiva activa todos os nossos órgãos e músculos de uma forma saudável. No entanto, não devemos exagerar se tivermos problemas de saúde como: respiratórios, cardiovasculares, etc. Antes de praticarmos desporto devemos consultar um médico e fazer uma avaliação da nossa condição física.
A prática do desporto deve ser supervisionada por um treinador. Quando se faz desporto durante muitos anos, não devemos parar porque pudemos vir a ter problemas.
Para manter o corpo saudável é necessário ainda ter uma alimentação variada e equilibrada e complementar com a prática regular do exercício físico.

Benefício da Actividade Física para o organismo
A actividade física realizada na maioria dos dias da semana melhora a saúde nos seguintes aspectos, segundo a OMS:
• Reduz o risco de morte prematura.
• Reduz o risco de morte por doença cardíaca.
• Reduz o risco do desenvolvimento de diabetes.
• Reduz o risco do desenvolvimento de hipertensão arterial.
• Auxilia na redução do nível de hipertensão nas pessoas que já a possuem.
• Reduz o risco do desenvolvimento do cancro de cólon.
• Reduz sentimentos de depressão e ansiedade.
• Auxilia o controlo de peso.
• Ajuda a construir e manter saudáveis ossos, músculos e articulações.
• Ajuda os idosos a tornarem-se mais fortes e mais aptos a deslocarem-se sem cair.
• Promove o bem-estar psicológico.

Trabalho realizado por:
Ricardo Cardoso Nº26
Inês Moreira Nº10

O Panda-Gigante



O panda-gigante habita o centro-sul da China. A sua distribuição actual consiste em seis montanhas isoladas (Minshan, Qinling, Qionglai, Liangshan, Daxiangling, e Xiaoxiangling), nas zonas de Gansu, Shaanxi e Sichuan.

Os pandas alimentam-se de cerca de 30 espécies diferentes de bambu, o que equivale a 99% da sua dieta. Apesar de o seu alimento preferido ser bambu, ele tem de comer, como fontes de proteínas, alimentos tais como: ovos e insectos.

O acasalamento dos pandas ocorre de Março a Maio. As fêmeas, neste período, estão disponíveis para acasalar de 1 a 5 dias. Após 100 a 160 dias de gravidez nasce só um filho, raramente nascem entre o mês de Agosto e Setembro.

O panda é um animal em vias de extinção e é o símbolo da WWF (World Wildlife Fundation).

Miguel Alves nº 21
Gonçalo Barros nº6

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Lamas tóxicas na Hungria


É já considerado o mais grave acidente químico na história da Hungria: uma enxurrada de lama vermelha e tóxica, derramada de um reservatório de alumínio e que, em algumas zonas, atingiu os dois metros de altura, matou nove pessoas e deixou 120 feridos. Centenas de pessoas foram evacuadas na zona oeste da Hungria e sete localidades foram afectadas.
O primeiro-ministro húngaro considerou “bastante provável” que uma parede do reservatório da fábrica onde ocorreu o desastre possa dar origem a um novo derrame de lamas tóxicas. A evacuação foi necessária, uma vez que uma nova inundação poderá libertar cerca de 500.000 metros cúbicos de lamas tóxicas.
O reservatório está de tal maneira danificado que pode voltar a ceder, pois apresenta várias fissuras.
A Hungria pediu ajuda à União Europeia para fazer frente ao desastre ambiental.

Trabalho realizado por:
Diogo nº5
Ivo nº11

À Mesa..... Sardinhas Assadas




Ingredientes:
6 Sardinhas por pessoa, Sal


Preparação:

Salgue as sardinhas na véspera.
Prepare as brasas no grelhador e asse as sardinhas a gosto.
Acompanhe com batatas cozidas e pimento assado.

Nota: As brasas devem ser preparadas de modo a que, ao colocar as sardinhas sobre elas, o carvão esteja todo em brasa, mas sem chama.
Não esquecer: um bom vinho verde tinto, fresco.

Nota: Não exagere no sal nem nas bebidas alcoólicas!
As sardinhas assadas costumam ser comidas especialmente altura dos Santos Populares.
Fonte de pesquisa: www.portoxii.com



Trabalho realizado por: Luís Ferreira Nº16 Paula Ferreira Nº23

Agustina Bessa Luís


Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, em 1922. É descendente de uma família de raízes rurais de Entre Douro e Minho e de uma família espanhola de Zamora, por parte da mãe.
Tem participado em numerosos colóquios e encontros internacionais e conferências em universidades um pouco por todo o mundo como representante das letras portuguesas.
Foi com a novela Mundo Fechado que se estreou como romancista em 1948, tendo desde então publicado inúmeras obras, contando até ao momento com mais de meia centena.
Do seu vasto e riquíssimo curriculum consta entre outros:
- Membro do conselho directivo da Comunitá Europea degli Scrittori (Roma, 1961-1962);
- Entre 1986 e 1987 foi Directora do diário O Primeiro de Janeiro (Porto);
- Entre 1990 e 1993 assumiu a direcção do Teatro Nacional de D. Maria II (Lisboa) e foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social;
- É membro da Academie Européenne des Sciences, des Arts et des Lettres (Paris), da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa;
- Foi distinguida com a Ordem de Santiago da Espada (1980), a Medalha de Honra da Cidade do Porto (1988) e o grau de "Officier de l'Ordre des Arts et des Lettres", atribuído pelo governo francês (1989).

É com o romance A Sibila, em 1954, que Agustina Bessa-Luís surge como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa contemporânea, bebendo das influências pós-simbolistas de autores como Raul Brandão na construção de uma linguagem narrativa onde o intuitivo, o simbólico e uma certa sabedoria telúrica e ancestral, transmitida numa escrita de características aforísticas, se conjugam com referências de autores franceses como Proust e Bergson, nomeadamente no que diz respeito à estruturação espácio-temporal da obra, tornando-se assim senhora de um estilo absolutamente único.
O realizador Manoel de Oliveira adaptou vários dos seus romances ao cinema. Estão neste caso Fanny Owen (Francisca), Vale Abraão e As Terras do Risco (O Convento), para além de Party, cujos diálogos foram igualmente escritos pela escritora.
É também autora de peças de teatro e guiões para televisão, tendo o seu romance As Fúrias sido adaptado para teatro e encenado por Filipe La Féria (Teatro Nacional D. Maria II, 1995).
Aos 81 anos recebeu o mais importante prémio literário da língua portuguesa: o Prémio Camões, em 2004. Na acta do júri, pode ler-se que “o júri tomou em consideração que a obra de Agustina Bessa-Luís traduz a criação de um universo romanesco de riqueza incomparável que é servido pelas suas excepcionais qualidades de prosadora, assim contribuindo para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum”.
Este ano, em Escritarias, evento cultural promovido pela Câmara Municipal de Penafiel, foi a autora homenageada.

GARRAS DOS SENTIDOS

Não quero cantar amores,
Amores são passos perdidos.
São frios raios solares,
Verdes garras dos sentidos.
São cavalos corredores
Com asas de ferro e chumbo,
Caídos nas águas fundas.
Não quero cantar amores.
Paraísos proibidos,
Contentamentos injustos,
Feliz adversidade,
Amores são passos perdidos.
São demência dos olhares,
Alegre festa de pranto,
São furor obediente,
São frios raios solares.
Da má sorte defendidos
Os homens de bom juízo
Têm nas mãos prodigiosas
Verdes garras dos sentidos.
Não quero cantar amores
Nem falar dos seus motivos.

Agustina de Bessa Luís

Trabalho realizado por :
- Lara Matos nº15
- Paulo Barbosa nº25

POESIA: O menino Azul

POESIA: Leilão de Jardim, Cecília Meireles

Contador de visitas

Seguidores