segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
As minhas leituras...
Título da obra: Os bichos
Autor: Miguel Torga
Personagens da história: Nero, o cão; Mago, o gato; Madalena; Morgado, o burro
Resumo:
O livro “Os Bichos” compara os homens e os animais e o seu sofrimento. O autor inventa um mundo de bichos, em que falam e se exprimem como os homens. Lutam pela sobrevivência, cada um à sua maneira. É uma vida de suor e de muitas lágrimas, mas sempre com muita alegria. O livro retrata o modo duro como se vive em Trás-os-Montes.
As personagens deste livro são: o Nero, cão no fim da vida, destroçado com a sua sorte e que morre na solidão; O Mago, um gato pesado, com pouca agilidade para lidar com o sexo feminino, sofrendo de humilhação e traição. A Madalena é uma rapariga. Teve uma criança, que morreu quando nasceu, enterrou-a, mas ficou aliviada, porque com ela enterrou também o seu segredo, que foi ter sido uma mãe solteira. O Morgado, o burro de carga, quando fica velho, o dono abandona-o sem dó nem piedade. O Bambo, um sapo charmoso, que entendia saber muito sobre a vida. O Tenório era o galo que acordava toda a gente e até o Nero se queixava. Cantava bem e namorava muito as frangas. Coitado, lá acabou na panela quando chegou a velho. Jesus é o menino que tira o pintassilgo do ninho. Cegarrega é a formiga que tem medo do Inverno. Ladino é o pardal manhoso e matulão, sem espírito solidário. O Ramiro é um cordeiro. O Farrusco é um melro conservador. Miura é o touro rei da campina, que enfrentava os homens em cima dos seus cavalos. O Senhor Nicolau é um coleccionador, que estudava e embalsamava insectos. O Vicente, o corvo que conseguiu alcançar a liberdade.
O cão Nero, o gato Mago, o galo Tenório, o jerico Morgado, o pardal Ladino, o Ramiro e a Madalena, transportam-nos para uma vida na terra, em que os homens, os bichos e a natureza estão em comunhão familiar. No trabalho, no amor e no sofrimento, os animais compartilham com os homens a esperança e as desgraças.
A amizade, a traição, o amor, o ódio e a ambição são lições de vida que encontramos neste livro e que nos relembra a “Arca de Noé”, feita de bichos e pessoas, onde os animais se sentem humanos.
A minha opinião:
Gostei de ler este livro porque toca e sensibiliza-nos para a realidade dos dias de hoje. Cada um sofre no fim da vida! Pela simplicidade da linguagem e pela semelhança entre as personagens do animal com o ser humano.
Inês Moreira, nº10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário