quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

As minhas leituras...


Obra: O Menino - Árvore
Autor: Luísa Costa Cabral
Resumo:
Era uma vez um rapaz chamado Filipe e que comia tudo o que quisesse: bonecos, caroços, canetas, papel…
Desde que gostasse do cheiro, nada mais lhe importava.
Os seus amigos na escola chamavam-lhe de Filipe Come – Come. Na escola, ele comia papel e lambia a cola. Em casa, ele mordia os brinquedos e as peças do puzzle. Filipe Come – Come gostava dessas porcarias mas detestava a comida normal como: carne, peixe, ovos… Claro que um dia, a coisa deu para o torto. A sua fada, essa vozinha que nos avisa quando estamos quase a fazer uma asneira, estava muito preocupada com o Filipe Come – Come.
A fada, que se chamava Campainhas, decidiu marcar uma reunião com as outras fadas e com a Fada Mandona Rosa, a rainha das fadas.
No dia da reunião, a fada contou às outras fadas o que estava a acontecer. Todas as fadas ficaram assustadas e apresentaram várias opiniões para ajudar o Filipe. Até que a Fada Mandona Rosa teve a ideia certa: iria transformar o Filipe Come – Come numa das porcarias que ele comia. A fada Campainhas contou tudo às suas três melhores amigas: à Miosótis, à Acácia e à Violeta.
Na manhã seguinte a mãe do Filipe acorda-o e diz que ele está atrasado, ele veste-se e corre para o carro, só depois é que come. Até que a certa altura, ele começa a estremecer e transformou-se em árvore…
Abriu os olhos e assustou-se, estava num pomar e agora era árvore. A fada Campainhas apresentou-se ao Filipe e explicou-lhe tudo e disse-lhe que o gnomo verde assumiu o corpo dele. Filipe ficou triste.
Passou o dia inteiro e quando era quase noite, o gnomo verde, o que fazia de Filipe na escola, voltou para casa com os pais. As fadas conversaram com Filipe e ele prometeu que nunca mais comeria porcarias. Filipe voltou para casa novamente no seu corpo e o gnomo desapareceu.
Filipe foi-se deitar e ia quase contar à mãe o que acontecera… até que adormeceu.
A história acabou aqui, e tudo correu bem!

A minha opinião:
Gostei de ler este livro porque é uma história que se passa com um menino como nós que acabou por se transformar numa árvore, porque ele comia tudo! É uma história cheia de aventura em que a fantasia se confunde com uma grande preocupação de todos os pais: criar bons hábitos alimentares nos mais novos.

Marta Lobo, Nº20

Sem comentários:

Enviar um comentário

POESIA: O menino Azul

POESIA: Leilão de Jardim, Cecília Meireles

Contador de visitas

Seguidores