segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Manga

O manga é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos.

Vários mangas dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.

Os mangas tiveram as suas raízes no período Nara (século VIII d.C.), com o aparecimento dos primeiros rolos de pinturas japonesas: os emakimono. Eles associavam pinturas e textos que juntos contavam uma história à medida que eram desenrolados. O primeiro desses emakimono, o Ingá Kyô, é a cópia de uma obra chinesa e separa nitidamente o texto da pintura.

O nome manga (man = "irresponsável"; ga = "imagem") já estava definido, mas somente em 1946 começou a tornar-se popular pelas mãos de Osamu Tezuka (1928 ~ 1989), considerado até hoje o Deus do Manga.

Alguns exemplos de manga: Naruto; Dragon Ball; One Piece; Death Note; Bleach; Full Metal Alchemist; entre outros.

Osamu Tezuka produz através de seu próprio estúdio, o Mushi Production, a primeira série de animação para a televisão japonesa em 1963, a partir de uma de suas obras: Astro Boy. Finalmente, a passagem do papel para a televisão tornou-se comum e o aspecto comercial do manga ganhou amplitude, mas Tezuka não se contentou com isso. A sua criatividade levou-o a explorar diferentes géneros — na sua maioria, os mangas tinham como público-alvo as crianças e jovens —, assim como inventar outros, participando no aparecimento de mangas para adultos nos anos sessenta com os quais ele pôde abordar assuntos mais sérios e criar caminhos mais complexos. Ele também foi mentor de um número importante de mangakas como Fujiko & Fujio, Akatsuka Fujio, Akira "Leiji" Matsumoto, Tatsuo Yoshida e Shotaro Ishinomori.

Fontes de Pesquisa:

http://pandashi.blogspot.com/2007/04/histria-do-mang.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mang%C3%A1

Trabalho realizado por:

Luís Ferreira Nº16 ;

Mário Gil Nº19


1 comentário:

POESIA: O menino Azul

POESIA: Leilão de Jardim, Cecília Meireles

Contador de visitas

Seguidores