sábado, 12 de fevereiro de 2011

As minhas leituras...



Título da obra: Dom Pimpão Saramacotão e o seu criado Pimpim
Autor: António Torrado
Resumo:Dom Pimpão Saramacotão era um nobre abastado que falava sempre com palavras caras para que as pessoas não o compreendessem.
Um dia, Diogo, um rapaz da aldeia, sabendo que Dão Pimpão precisava de um criado, ofereceu – se para o cargo. Dom Pimpão perguntou-lhe o nome na sua linguagem que ninguém entendia e o rapaz disse-lho.
Depois de muito pensar, Dom Pimpão, como achava Diogo um nome muito vulgar, decidiu chamar - lhe Pimpim Saramacotim. O rapaz não demorou muito tempo a descobrir que ninguém gostava de trabalhar para o seu amo, pois não percebiam o que dizia.
Um dia todos os criados resolveram fugir para outra terra. Quando perguntaram a Pimpim se também queria fugir, ele respondeu com a mesma linguagem de Dom Pimpão e os outros criados, ao perceberem que Pimpim estava a ficar como o nobre, fugiram mais depressa.
Certo dia, uns garotos da aldeia amarraram a um gato, por maldade, uma porção de palha. O gato correu e entrou pelo castelo dentro de Dom Pimpão, saltou pela braseira acesa e a palha incendiou – se e o gato, ainda mais assustado, trepou pela chaminé. O rapaz, ao ver o fumo, chamou o amo com palavras caras, mas como a sua linguagem já estava tão desenvolvida, Dom Pimpão não percebeu.
Dom Pimpão e Pimpim salvaram – se mas o castelo ardeu completamente.

A minha opinião:
Eu gostei do livro porque acho que se fica a perceber que não devemos fazer aos outros o que não queremos que nos façam a nós.


Trabalho realizado por:
Joana Ferreira
6.ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário

POESIA: O menino Azul

POESIA: Leilão de Jardim, Cecília Meireles

Contador de visitas

Seguidores