quinta-feira, 1 de abril de 2010

As minhas leituras...


Título da obra: O menino que não gostava de ler.
Autora: Susana Tamaro.
Resumo:

No oitavo aniversário de Leopoldo, como já era normal desde que tinha nascido, recebeu livros. E ao abrir os presentes, com curiosidade, ficou desiludido mais uma vez. Sonhava em receber umas sapatilhas, pois adorava correr no campo, mas os pais nunca saiam da cidade. Ficou triste e furioso.
Como os pais eram pessoas que liam muito, pensaram que o filho sofria de alguma doença por não ter interesse em ler. Foi então que Leopoldo foi ao psicólogo que concluiu que ele sofria de “papirofobia” que era causada pela televisão e jogos de vídeo. Leopoldo ficou sujeito a um programa elaborado pelo pai, em que todos os dias tinha de ler dois livros. Leopoldo não conseguia mesmo ler. Até começou a sofrer pesadelos em que os livros entravam sempre.
Foi então que decidiu sair de casa. Apanhou o autocarro e foi-se embora dali, sem saber para onde ia. Quando chegou ao fim da viagem, saiu numa praça e foi a um centro comercial. Numa das lojas de desporto tinha lá as sapatilhas que Leopoldo sempre sonhara ter, mas acabou por se ir embora, porque a empregada fez-lhe várias perguntas sobre o facto de se encontrar sozinho e ele não sabia responder.
Foi, então, para um parque que era no meio da cidade. Encontrou um banco apenas com um velho cego (de óculos escuros) e meteu conversa. O velho contou que perdeu a vista em tempos de grandes aventuras quando este era marinheiro e lutava com piratas. Disse que tinha ficado com pena de não ter acabado de ler um livro.
Leopoldo, sem mais nada para fazer, foi com o velho a uma livraria, onde tentou esforçar-se para ler. Mas lá começava de novo aquela confusão de letras irrequietas a sair do livro que não o deixavam ler. O velho percebeu que ele estava com dificuldade e perguntou-lhe o que se passava. Ele explicou. O velho levou-o a casa novamente.
Explicou à mãe do Leopoldo que o seu filho só não conseguia ler, porque tinha falta de visão. A mãe de Leopoldo ficou muito atrapalhada, pois este sofria de miopia. Compraram os óculos para o rapaz e este voltou a encontrar o velho para contar-lhe o resto da história.

A minha opinião:Gostei do livro porque entendo que toda gente deveria gostar de ler. Também achei interessante o pretexto que a autora (Susana Tamaro) arranjou para aquele menino que não gostava de ler, que era o seu problema de visão (miopia).


Trabalho realizado por Inês Moreira Nº10

1 comentário:

POESIA: O menino Azul

POESIA: Leilão de Jardim, Cecília Meireles

Contador de visitas

Seguidores